TURBO TRIO E DIGITALDUBSOUNDSYSTEM - CWB 10/10

* O dub é uma vertente da música jamaicana com batidas hipnóticas de bateria, linhas graves e arrojadas de baixo, trilhas instrumentais e vocais saturadas de efeitos. Como se não bastasse, a tudo isso somam-se samplers e frases de instrumentos diversos que passeiam por suas mixagens. Batizado pelo produtor King Tubby na década de 60, o dub tem como principais representantes Lee "scracth" Perry (inventor do scratch - técnica de extrair notas musicais "arranhando" discos em rotação, difundida pelos djs de hip-hop), Augustus Pablo, Mad "professor", High-Tone, Zion Train e muitos outros.Embora ainda pouco apreciado pelo grande público curitibano, o dub vem conquistando cada vez mais adeptos pelo Brasil afora.
O projeto 171 KBPS - Pirataria Dub teve início em agosto de 2007, no bar Soho Undergraud, por iniciativa de pesquisadores musicais e agitadores culturais curitibanos. O nome do projeto remete tanto ao atual contexto de transmissão e difusão de dados musicais via internet (grande responsável pelo resgate e difusão não só do dub, mas também de outros gêneros musicais) quanto às mixagens "dubianas". O projeto promove festas que contam com djs, seletores e músicos convidados, que trazem ao público desde os clássicos até as vertentes mais contemporâneas do dub e outros estilos relacionados. Ocasionalmente as edições do 171 KBPS – Pirataria Dub ainda trazem ações performáticas, intervenções visuais e outras atrações "inusitadas".
Atualmente a festa tem edições mensais no bar curitibano La Lupe, mas também itinera por outras casas ou ainda espaços urbanos ao ar livre (numa releitura contemporânea do tradicional soundsystem – sistema de som – jamaicano).
A festa da vez conta com os convidados mais que especiais Turbo Trio, formado por Bnegão e os produtores musicais Alexandre Base e Tejo Damasceno, e o Digitaldubs soundsystem, primeira equipe de som carioca especializada em dub, raggae e dancehall.
O Turbo Trio foi formado por iniciativa do produtor Tejo Damasceno, que teve a ótima "sacada" de convidar Bnegão e o produtor Alexandre Base para arquitetar um trabalho que tivesse como referência os imemoráveis anos 80 de Mantronix, Miami bass e Mr. Afrika Bambaataa, somados aos estilos musicais captados pelos sensíveis radares do trio nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, que (pasmem!) vão do reggae brasileiro ao funk carioca. O resulta dessa "orgia" de referências musicais são construções sonoras com batidas eletrônicas fortes e bem marcadas (de agitar o cérebro), com texturas que remetem ao dub jamaicano. Dizem por aí que "o caso é groove". Como o som é indescritível, recomenda-se ouvir o trio com seus turbinados sub-woofers em www.myspace.com/turbotrio.
Já o Digitaldubssoundsystem está desde 2001 na estrada e já se apresentou em várias cidades brasileiras. A equipe tem dois álbuns lançados nos quais colaboraram artistas como Bnegão, Ras Bernardo, Mr. Catra, Jimmi Luv, Manu Banto, Biguli, Lone Ranger, Sylvia Tella, Prince Wadada, Nabby Clifford, wordsound, Alpha & Omega, Mad Professor, Zion Train, Ranking Joe, Tippa Irie, entre outros (www.myspace.com/digitaldubssound)
Serviço:
Projeto 171KBPS
Turbo Trio com Bnegão e Digital Dub Soundsystem
Ingressos: R$15,00 (antecipado)
Data: 10/10, às 22h
Local: John Bull Pub Music Hall (Engenheiros Rebouças, 1645 – esquina com Piquiri)
Informações: 3026 5050
http://www.johnbull.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo no essencial com sua descrição do Turbo Trio, sobretudo quando você escreve que eles fazem música apelando a seus "turbinados sub-woofers"... O primeiro contacto que tive com eles foi através desse vídeo
http://cotonete.clix.pt/quiosque/artistas/videos.aspx?id=15388
É o vídeo da música "Make Move Ya Body" e fiquei logo fã! Dá uma olhada!