Coração de Gás Neon/ De 11 de outubro até 29 de Novembro / Curitiba-Pr

foto:Karla Fragoso
* CORAÇÃO DE GÁS NEON
Um personagem comum trancado no seu mundo/quarto, atulhado de coisas e sentimentos, refaz os caminhos, repensa diálogos e cria um inventário sobre sua frustrada história de amor. Quem o visse não poderia imaginar um coração assim tão luminoso, ferida aberta escondida pelo band-aid surrado. Um espetáculo sensível que nos emociona e faz rir.
Os contos de Caio Fernando Abreu ganham interpretação do ator Andy Gercker. Os contos do espetáculo estão nos livros Inventário do Ir-remediável, O Ovo apunhalado e Morangos Mofados, livro de maior sucesso do escritor. Coração de Gás Néon tem direção de Pagu Leal e teve sua estréia no Festival de Teatro de Curitiba de 2007. Um espetáculo de narrativa delicada e de grande sensibilidade que volta em cartaz nessa quinta-feira dia 11 de novembro, abrindo a temporada dos espetáculos do novo espaço cultural de Curitiba a sala João Luiz Fiani que fica dentro do Shopping Novo Batel. O espetáculo será apenas nas quintas-feiras e sempre às 21hs.
CORAÇÃO DE GÁS NÉON é o resultado de uma pesquisa, dedicado a obra do contista, romancista, dramaturgo, poeta e jornalista Caio Fernando Abreu. O espetáculo trabalha o universo do autor, a solidão nos grandes centros urbanos. Uma reflexão cuidadosa cuja intenção era, em um primeiro momento, ler e discutir alguns aspectos da obra de Caio Fernando Abreu. Os contos usados para a montagem foram: Para uma Avenca Partindo (O Ovo Apunhalado), Além do Ponto (Morangos Mofados) e Fotografia (Inventário do ir-remediável). Foi natural que estes contos tenham nos chamado mais atenção que outros pelo aspecto “dramático/cinematográfico” que encontrávamos neles. E aquilo, que no primeiro momento era apenas uma prazerosa discussão compartilhada, acabou se transformando em uma espécie de paixão artística. A identificação com suas referencias artísticas, a própria história da nossa formação cultural pelos olhos e palavras de Caio. Compartilhamos encontros onde nos parecia que Caio exercia a função para nós de biografo das nossas emoções.Sua linguagem transbordou para as outras dimensões, até o ponto em que nos pareceu necessário que este processo culminasse em uma “montagem”.

PORQUE MONTAR CONTOS DE CAIO?
Pra falar um pouco de gente, de humanidade, de tentativa e erro. Não aqui, nesta superfície mundana deste já desgastado mundo de meu Deus. Mergulho desconfortável nessas outras esferas que, não são secretas, mas indizíveis. Toda a linguagem se deriva disso, de uma frustração, chegamos perto do dentro, do fundo, mas só perto. E de volta, submergimos para este mundo de fora, do tempo da risada, para um fôlego. Riso pelo contraste tão dolorido entre o mundo que nos habita e o mundo que habitamos.
FICHA TÉCNICA

Contos de Caio Fernando Abreu
Direção: Pagu Leal
Com: Andy Gercker

SERVIÇO
TEATRO JOÃO LUIZ FIANI
(Shopping Novo Batel)
Rua: Coronel Dulcídio, 517 – Batel.

De 11 de outubro até 29 de novembro
Somente Quintas-feiras sempre 21 hs.

Informações: (41) 9124-4761

Nenhum comentário: